quinta-feira, 18 de maio de 2017

Turba

O jornalismo mal-intencionado é hoje uma espécie de turba descontrolada, engrossando e espalhando-se, adquirindo força à medida que se vai disseminando. Apesar de ser impossível controlar por completo qualquer turba, todas precisam de ter o seu cabecilha. Quando o jornalismo mal-intencionado começa a espalhar-se com tal ousadia que chega ao ponto de manchar integridades sem olhar a quem nem a meios, os que são responsáveis pela sua propagação só podem ser pessoas que ocupam cargos de chefia. Que outra espécie de gente agiria desta maneira?
E fico a pensar como é que há directores a fazer, a propagar e a gerir jornalismo desta natureza. Se chegarão ao fim do dia satisfeitos, realizados com o seu trabalho? Se o mostrarão às esposas, aos filhos, às filhas universitárias com orgulho? 

12 comentários:

  1. Claro que sim!
    -Olá querido, como é que te correu o dia hoje?
    -Olha, correu bem. Dei cabo da vida de mais um gajo qualquer, mas rendeu uns cobres, a polémica, e ainda vai render mais...

    Não é um objectivo de vida a almejar?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade foram os hábitos de consumo da sociedade que geraram esta realidade. Logo, claro, os programadores e directores de televisões e jornais enchem as grelhas e as páginas com excrementos não por serem idiotas, mas porque é gente sem escrúpulos. O esgoto a céu aberto em que se tornou a comunicação social fede cada vez mais mal. Insuportável, mesmo.

      Eliminar
    2. Nem mais.

      Como eu já disse a muita gente que refila das grelhas de programação dos canais generalistas (em especial da programação reles da TVI), se não houvesse quem visse, os programas não existiam!
      A culpa não é só deles...
      ...mas a falta de carácter e de escrúpulos é notória!

      Eu, por acaso, tenho a sorte de a minha televisão ter sido sequestrada para o canal 40 da NOS há uns anos...
      Portanto é mesmo mais Ladybug e Luna! :D


      Forte abraço :)

      Eliminar
    3. Ah a Lady Bug chegou para vencer :) já a Luna é uma espécie de novela mexicana para crianças :)
      Mas tens muitos para rir nesse canal: Lab Rats, Liv & Maddie, etc...

      Os responsáveis dos canais só perceberam que a sociedade actual tem um fetiche baixo sobre miséria humana, que a desgraça em directo rende dinheiro... A televisão é mesmo isso que o Impontual disse: um esgoto a céu aberto.

      Eliminar
    4. Miguel, o problema é que já não vejo novelas desde o Roque Santeiro...

      LOL

      Aproveito para ver documentários interessantes no youtube...
      ...a televisão, para mim, passou a ser um mero objecto decorativo!

      (a não ser que esteja sozinho em casa, caso em que a televisão passa a ser o monitor extra grande e jogar Need4Speed à máxima resolução e com um bom volante é bem, bem fixe :) )

      Sim, infelizmente cada vez mais. Está ultima da suposta violação por parte do CM, então... Enfim!

      :)

      Eliminar
    5. Há programas muito interessantes, bons e de excelência, nem tudo segue essa linha desse "nojo de espectáculo", felizmente.
      Destaco aqueles que consumo; O eixo do mal e o programa 60 minutos ambos na SIC Notícias. O late night show with Stephen Colbert e o Tonight show with Jimmy Fallow, na Sic Radical.

      Eliminar
  2. Dormem tranquilos! Mas acho que a maior parte da responsabilidade é do público. Não é só o caso do vídeo de um certo jornal que me choca (porque esse é um exemplo limite). Ontem, foi notícia de telejornal a publicação de fotos do Oceanário no Facebook pela Madonna. Como é que isto aparece ali?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível! Chega-se ao ponto de as redes sociais serem as principais fontes dos orgãos de comunicação. Incrível!

      Eliminar
  3. Amigo, eu sei que a mentira,
    Fere bem mais que a espada
    E pouco adianta ou nada
    Desmentir, pois não se tira

    Do ouvido prenhe, a charada
    Processada em amor ou ira
    No cérebro, a que se refira
    À verdade processada.

    Assim a mentira mente
    Ser mentira a evidente
    Mentira, e ao ser verdade

    Mentira passada à frente
    Torna a espada em serpente
    Inoculando a maldade.

    Meu Prezado, gostei imensamente dos seus textos cheios de lirismos e figuras maravilhosas. E a este tempo em que a preguiça tomou conta das cabeças que só querem ouvir e ver sem ler, ler textos curtos é a solução - estamos na era das frases de efeito. "A montanha pariu um rato". A mulher é poesia... etc, etc. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar