sábado, 4 de novembro de 2017

Palomar


O Senhor Impontual tem sorte numa coisa: passa a maioria dos fins de semana num sítio onde pode plantar árvores. O Senhor Impontual gostaria de ficar a vida toda a ver as árvores medrar, e as árvores ali imóveis, caladas, mudas, surdas, cálidas e enchendo-se das cores da tarde uma e outra vez, até à brancura de um novo amanhecer, mas ainda não pode. O Senhor Impontual tem sorte ainda numa outra coisa: tem um pacto com o S. Pedro - portanto, tem quem lhe regue as árvores na sua ausência.

8 comentários:

  1. Por favor, ofereça o contacto desse senhor para que outros possam fazer um pacto igual, neste país, ainda, sequioso.
    Bom fim-de-semana, Impontual

    ResponderEliminar
  2. Esta analogias entre o Sr Palomar e o Sr. Impontual são fabulosas. Nem Calvino!
    O Sr. Impontual é um tipo com sorte, sem dúvida. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu, que não sou uma pessoa de sorte, como o Senhor Impontual e inclino-me mais para a maneira de ser do Senhor Palomar, obstinada e casmurra, acho que o Senhor Impontual deveria plantar árvores de fruto. Os azevinhos, sobretudo os bravios, que abundaram por aqui, no meu quintal, nasciam espontâneos. Claro, que a princípio, plantei um.

    Desde quando São Pedro foi de cumprir pactos?...Fie-se na Virgem...

    Bom fim-de-semana, Impontual.

    ResponderEliminar
  4. pactos: S. Pedro e a rega assegurada e um terreno dado à plantação, onde as árvores se dignam medrar. a sorte, essa, é dos audazes.
    bom domingo, Impontual,
    Mia

    ResponderEliminar
  5. Muita sorte. A terra está extremamente seca por todo o lado, mesmo depois destas primeiras chuvas. Parei no campo no sábado para despejar restos de água das garrafas que vão ficando no carro e fiquei impressionada, a terra não estava molhada nem lhe senti o cheiro característico a tal. Como depois de morrer quero ser cinza com uma semente lá dentro para que dela cresça uma árvore, estou a considerar seriamente essa localização.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me muitas vezes desta história:
    https://www.youtube.com/watch?v=gGz8gI-ondE

    (de blog em blog vim aqui parar)

    ResponderEliminar