terça-feira, 14 de agosto de 2018

Grand Hotel

Ainda agora, enquanto me entretinha vagarosamente no restauro de um toucador muito antigo - que há-de vir a ser uma consola -,  olhava uma fotografia e a sua história também ela muito antiga e fico com a firme impressão de que o Grand Hotel mantém exactamente o mesmo aspecto de há quase um século atrás; a longa avenida de ciprestes que corta o sol em tiras, o próprio edifício do hotel semelhante a um enorme navio, cravejado de portadas verdes e varandas, os mastros com bandeiras esvoaçantes, o terraço com cadeiras de vime, onde certamente à noite uma orquestra, com fatos de corte militar em azul e branco tocava valsas, a sucessão alternada de guarda-sois que resguarda as mesas, as pessoas, pavões e estátuas oxidadas. Estou certo que noutros tempos os cronistas sociais escrevinhavam artigos, enquanto apreciavam as chegadas das celebridades, e que donas de bordel passavam por baronesas e empregadinhas do comércio, por debutantes.
Na piscina, certamente, existia uma rede que separava os homens das senhoras, uma espécie de véu, e era aí que raparigas e rapazes solteiros se conheciam. Ou nas varandas, muito tranquilamente, enquanto bebiam limonadas e observavam as tias velhas solteironas a chilrearem enquanto jogavam croquet. Imagino a calma estudada destas personagens de outrora. Que sitio mais engraçado para duas pessoas se apaixonarem!

9 comentários:

  1. Gostei de ler-te :))

    Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.

    ResponderEliminar
  2. Comparado com os festivais de verão ou com o FB ou mesmo outras plataformas e aplicações - esses os sítios onde as pessoas mais se conhecem hoje, parece sem dúvida outra coisa, de superior qualidade. E haverá ainda quem se apaixone aí?
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. eu gosto é de consolas, duram mais que as paixões :)

    depois mostras o resultado final? pliiizzz?

    abraço manipulador com lagriminha artística no canto do olho esquerdo :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei-me pelo toucador velho. Gavetas que reservam segredos que só podemos imaginar, um espelho que observou um sem fim de rostos tomados por todas as emoções...

    ResponderEliminar
  5. Há cem anos o Impontual queria que as pessoas se apaixonassem, onde? Nas redes sociais? Nos festivais de Verão? Nas esplanadas?

    Olhe que bom. Aí está um entretém que deve entreter mesmo e estimula a criatividade: restauro de móveis antigos. Ainda assim a sua mente não pára de divagar...Oh sonhador! :)

    ResponderEliminar
  6. Dado às manualidades, Senhor Impontual?
    E à refunção dos objetos?
    Que bom sabê-lo por esses mundos.
    Atendendo à descrição do ambiente vai entrar no mundo do estilo "Shabby Chic"?
    :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de antiguidades e de relíquias; gosto se ruínas e de casas antigas, e gosto do tropeço no amor à moda antiga. Era tão bom...
    Votos de um bom dia, e prepare-se que neste fim de semana o calor convida a tropeços românticos sob a sombra do arvoredo à varanda de um jardim que deita vistas sobre o Rio Douro e a Ponte da Arrábida.

    ResponderEliminar
  8. Se o Grand Hotel for o de Viena, as valsas seriam uma certeza sim.

    Beijinhos musicais bailarinos
    (^^)

    ResponderEliminar