segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Pintar Fevereiro

Vem posar de dois em dois meses. Sempre no inicio do mês, sempre no inicio do dia, sempre a uma segunda-feira. Estamos em Fevereiro. Avançou sozinha, com os braços um pouco afastados do corpo, à espera. Não pelo seu parceiro, que estava a olhar para ela, absorto. Não pelo acordeonista, que ainda não tinha começado a tocar. Não de que outro casal se juntasse à dança. Ela estava à espera de ser arrebatada pelas forças dentro dela. Ela estava à espera de que essas forças viessem à tona. Calmamente, com os tacões ligeiramente no ar, o rosto aberto, as palmas das mãos viradas para cima, como que a ver se estava a chover. Quando sentisse o primeiro pingo, ela ia mexer-se.
Os pingos vieram! Rodou duas vezes sobre si, fazendo mais de vinte passos, e o seu parceiro, com as mãos esborratadas de tinta, juntou-se a ela.
Ela era indelével como o tom do corante. No entanto não era ela que tinha aquela cor, era o seu desejo - uma massa emaranhada de cores em todo o seu esplendor. Como se tivesse sido pintada ontem. Corante, magenta, laranja, vermelho-romã, escarlate, limão, verde-pistácio. Alvitrei, num sfumato fora do meu alcance, esbater a graduação, suavizar a transição de luz. Mas não. Quedei-me pela aplicação uniforme e levíssima da resina de Damar. Todas as cores acabarão por desbotar, mas por agora estão esplendorosas.

9 comentários:

  1. "Todas as cores acabarão por desbotar..." Sim, todas. Uma frase melancólica, como quase toda verdade.

    ResponderEliminar
  2. Pinte-o em cores suaves e se puder,
    com doçura, e porque não algum carinho
    Fevereiro é pequenino, inseguro,instável,
    e tal como eu, com falta de juizínho.

    Saudações coloridas com tinta indelével.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom este texto, meus parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Es sou pelo desbotado e esbatido. Mais do que ver cores brilhantes gosto de vê-las esbatidas dando espaço a imaginação para ver o resto, o que foram.

    ResponderEliminar
  5. Vou bem, obrigada, Mister Impontual. Que curioso, Tetisq. Pois um destes dias comprei uma caixita de madeira, para oferecer a uma pessoa. Esta tem lá dentro uma pauta é na tampa tem escrito: "toca-me com suavidade"
    ;!

    ResponderEliminar
  6. Apaguei o comentário por ter sido inserido no post errado
    ;)

    ResponderEliminar