quinta-feira, 18 de abril de 2019

Sexta-feira Santa

Naturalmente Deus é apenas uma ficção da imaginação humana. Mas também é, por ventura, a sua invenção mais galvanizadora. Uma crença sem a qual a humanidade se sentiria perdida. Uma ficção sem a qual tudo o que restaria seria uma espécie de trivialidade virtuosa, no máximo, ou, na pior das hipóteses, e muito mais provável, uma queda ainda mais miserável na fornalha da ganância desmedida, da vulgaridade e do egoísmo ainda menos esclarecido; ou seja, aquilo que se define por Inferno - outra invenção. Creio que uma geração humana em cada duas ou, pelo menos, os seus supremos sacerdotes, perceberam a necessidade da existência desta ficção. E acredito que o problema é que a humanidade não compreendeu isso. Ao matar Deus, destruí a criação mais impressionante, mais afirmativa e a mais imaginativa da espécie humana. Fez, se quisermos, uma lobotomia colectiva. E o pós-lobotomia tem sido uma era amorfa, carregada de estupidez e mesquinhez.
Deus nunca existiu, mas não havia necessidade de o matar.

16 comentários:

  1. Não concordo nada com esta publicação. Lá por não acreditar em Deus não significa que devas invalidar as crenças dos outros. É certo que não existem provas se Deus existe ou não, mas se isso é válido para o lado dos crentes também é válido para o lado dos não-crentes.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Se calhar a humanidade já percebeu a utilidade das crenças, mas ainda bem que nem todos com tal se conformam, assim ao nível da cegueira involuntária. Que dure até acabar esta humanidade infernal, que mais não é do que vazio. E será preciso um bocadinho mais de imaginação para, não apontar, um sentido universal.

    ResponderEliminar
  3. Melhor teria sido o Impontual ter escrito somente:

    "Eu, ateu me declaro, graças a Deus!"
    ----------------------------
    Lágrimas, vinde — Ah Deus que quase choro
    por não poder chorar-vos.


    Será o Impontual Pessoano
    até ao tutano?


    ResponderEliminar
  4. Eu, continuo a pensar que “Deus”, terá sido um jovem idealista, muito à frente na sua época, que falava de amor pelo outro, respeito pelo outro, e por isso, ter sido tido como um Deus pelos desvalidos, mal tratados pelo poder vigente. Mataram o jovem e aí acabou o seu reinado. Sobrou a necessidade de uns e a esperteza de outros de o manterem vivo, ainda que morto.
    E eu acredito nisto, para não ter de acreditar que, Deus, a existir, e a ser como nos apresentam, um ser misericordioso e todo ele amor, seja no final, um Deus que se deitou à sombra dos feitos, indiferente agora, a todo o sofrimento do seu povo, nos mandos e desmando do poder actual.
    Uma pergunta mantenho sem resposta, só conversa de enrolar de dois ou três padres que questionei: Que pai é o dele que o dá à morte, quando, segundo dizem, tem nas suas mãos o poder de tudo mudar, de tudo corrigir?
    E não me venham com a treta de que foi a maior prova de amor que podia ter dado.
    Por cá, há pais pecadores e sem poderes, que morreriam pelos seus filhos.

    ResponderEliminar
  5. Esse "Deus" terá sido Cristo, se é que existiu (há muito quem o conteste e descubra na sua alegada vida muitos outros mitos, histórica e geograficamente distantes). Porque o tal #outro#, seu Pai, nunca sequer deu as caras, lá está, mandou o Filho (sacrificar-se?)...

    (agora experimenta questionar esses dois ou três padres sobre o espírito santo e depois anda cá contar-nos)

    ResponderEliminar
  6. Não podendo faltar o apontamento musical, a associação:

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=OUDjhyrjDes

    (claro que isto somos só a gente aqui a deitar conversa fora, nesta amena tarde feriada, santa ou lá que é, bando de desalmados, pois bem se sabe que entre o céu e a terra existem cenas)

    ResponderEliminar
  7. Que legal, oh Impontual, que mesmo descrente,
    Falas de Deus, com tamanha lucidez,
    Que acreditas, talvez,
    Piamente em tua mente!

    E essa pia semente
    Que plantas na aridez,
    Gorará! Melhor, em vez
    De plantá-la, se prudente,

    Guardar para si apenas!
    Falar de coisas amenas,
    Pregar amor e união...

    Porque nossas mentes são
    Diversas entre centenas
    Agitadas ou serenas.

    Querido amigo, que o Universo, o Absoluto te proporcione um excelente domingo! Abraço fraterno! Laerte.

    ResponderEliminar
  8. Um templo que, supostamente, leva 3 dias a reerguer.
    Precisa-se de bom arquitecto que trabalhe ao domingo.

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite, Senhor Impontual
    Deus existe porque ele é a poesia, a música, a pintura, a escultura… o belo
    Ao pensar na quantidade infinita de estrelas no céu, na infinita abundância de vida nas florestas, numa seara de trigo, no mar, em tudo ao meu redor só posso concluir que Deus existe.

    O meu coração emite ondas, o meu cérebro idem; são elas que determinam aquilo que penso sou e faço. Eu e milhões de outras pessoas com as quais me relaciono de uma forma visível e invisível, próxima longe, no presente, no passado e no futuro. Eu sou uma centelha dessa divina energia que é Deus e em conjunto com Ele sou co-criadora do mundo material, físico, emocional, espiritual… do belo, da alegria, da felicidade, da prosperidade
    O resto, o lado B, são as opções de pessoas que ainda não alcançaram este nível de entendimento.
    Confundir a igreja ou as igrejas, esse mercado de decretos e leis proibitivas, de culpas, de perdões e dízimos… com Deus e seus messias é uma falácia.
    A liberdade que Ele nos dá é tanta que nos permite renascer a todo o instante.
    Assim o queiramos fazer. Garanto que ai se encontra a paz, a calma, o amor, a felicidade.

    https://www.youtube.com/watch?v=Ez62cQPYyI8

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Esqueci de dizer que escolhi o tema "Oblivion" porque para atingir esse patamar de sabedoria é condição sabermos lidar com as memórias individuais e coletivas de que somos feitos. Andarmos aqui com rancores e azedumes sempre a mastigar no que já foi só nos faz ficar uns sem abrigo emocionais.
    Da liberdade de ser feliz
    https://www.youtube.com/watch?v=i-YtWbfo-pQ

    ResponderEliminar
  12. Oh vida vizinha aí de cima então os números, a matemática, a física, os phi e os pi mais os buracos negros e as células com o dna e o rna e as mitocôndrias mais as pontex, os edifícios e o esqurleto... Tudo isso não entra também na equação de que Deus existe?
    A literatura também se varreu? Só a poesia conta?
    Uma noite santa, Mister Impontual assim como para todos os visitantes deste soalho.
    😊

    ResponderEliminar
  13. Muito boa Noite, cara patricia. É óbvio que tudo isso conta porém a lista seria tão grande mas tão grande que daria voltas infinitas ao planeta. Mas uma prova, a infinitude dos feitos, de que Deus existe.

    Para si deixo-lhe este tema :)
    https://www.youtube.com/watch?v=I_FpVaV1pHc

    Fique bem, estimada vizinha Maria

    ResponderEliminar
  14. Está a jejuar de tanto cabrito assado ter enfardado. Ou será que foi sarapatel?
    Ahahahah
    Boa tarde, gentiiiii
    😂

    ResponderEliminar