quarta-feira, 8 de julho de 2020

Banda sonora

A noite está tropical. Caminho em passo lento. Da rua oiço a voz de um violino. "Pas de deux", Tchaikovsky. A voz do violino sai de uma janela aberta. A janela aberta pertence a um prédio de estilo colonial. Mãos delicadas removem as cortinas e uns olhos brilhantes de um rosto esbatido de obscuridade sobrepõem-se à escuridão por escassos segundos. A música e o prédio de estilo colonial harmonizam-se como um todo perfeito, apenas interrompido por nova e repentina aparição dos olhos brilhantes - um ser imponderável, uma imagem somente imaginada. 
A fantasia nunca foi ordenada, concisa e exacta, mas tem sempre uma banda sonora. Ou poderá um homem apaixonar-se pela voz de um violino?

19 comentários:

  1. eu, mulher, sou apaixonada há anos pela voz de um violino. é de uma grandeza inabalável. e tão delicado. e olha, de tão apaixonada que sou, quis aprender o raio do instrumento. sei que não serei violinista, mas a minha sargento colocar-me-á na rua. :)

    olá, I. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Querida Alaska, só espero vê-la tocar seu violino numa tenda no arco- íris.

      Eliminar
  2. Há histórias dessas...quem se nunca se apaixonou por um certo elemento da orquestra? Eu conheço um apaixonado por um violino assim, sempre na primeira fila, olhos postos na violinista. Coragem para lhe falar? Continue...se quiser.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. As emoções mais avassaladoras são aquelas gestadas silenciosa e clandestinamente na primeira fila.

      Eliminar
  3. Por um violino, ou qualquer outro instrumento, se há paixão, ao contrário das outras, será eterna.

    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito intensa. Sentir o tempo, o vento, o som, o gemido, o suspiro...

      Eliminar
  4. De uma casa vizinha, tão distinta da primeira, com as suas paredes lisas e minimalistas de arquitectura moderna, surge timidamente uma arco em resposta. As crinas tensas deslizam, naquela pressão perfeita, nas cordas esticadas de um violoncelo. O som mais grave e profundo vem envolver timidamente a fina voz do violino. Violinista e violoncelista em vozes tão desiguais como complementares, ensaiam uma dança, intima, de uma intensidade voraz.
    No final da peça, o silencio da noite tropical volta a ocupar a rua, não há rostos que se assumem às janelas, nem às coloniais, nem às modernas, o encanto da peça permanece como eco silencioso em mim e nos meus paços lentos, espectador furtivo de um dialogo amoroso do qual não faço parte. Uma nostalgia se mistura com recordações de paixões passadas. Pudesse eu apaixonar-me pela voz das cordas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (...é que gosto mais do violoncelo! :) )

      Eliminar
    2. (* ...surge timidamente um arco.... - era obviamente o que queria escrever)

      Eliminar
    3. "... permanece em mim e nos meus passos lentos como um eco silencioso".

      Muito bom.
      Sentencioso, seria perfeito.

      Eliminar
    4. Se escrito por si Sr Impontual...
      Uma nuance afectiva que a mim não me teria surgido. Muda o tom para bemol.

      Eliminar
    5. Havemos de chegar a um bequadro. :)

      Eliminar
  5. É assim que gosto de o ler: apaixonado, romântico, doce...

    Boa noite, Impontual.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Janita,
      Obrigado por compreender o meu desacerto, a minha insânia.

      Eliminar