terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Santíssima Trindade

Três senhoras de idade avançada chegam à minha porta e tocam a campainha. Uma delas traz vários folhetos na mão. Outra traz um caderno e um lápis. Da terceira apenas pode ver-se à flor da pele a transcendência que emana da sua autoridade pessoal. As três parecem papagaios dissecados, pássaros sem vida mas ainda com cores. A recomendação silenciosa da minha consciência não era necessária, porque estas senhoras são o tipo de mulheres que só produz nos homens recções cavalheirescas.

__ Bom dia Cavalheiro - dizem as três em coro.

__ Bom dia -  retribuo.

__Somos de um movimento católico com mais de 50 anos. Focolares, conhece?

__ Peço desculpa mas não estou interessado. Nem sequer sou católico. Sou ateu.

__Ah, não se preocupe. Deus é democrata. Não reserva o poder para si, mas distribui-o por uma trindade ministerial benevolente. Pai, Filho, Espirito Santo que nos dá pão, liberdade e justiça. Não lute contra Deus. Deus é três pessoas diferentes. A luta é desigual.

2 comentários:

  1. Também me tocam às vezes à campainha. Quase sempre ao sábado ou domingo de manhã. Pedem-me para ir à porta. Também peço desculpa e não vou. São geralmente Testemunhas de Jeová e a argumentação não é tão elaborada. Ou, se calhar, é. Acho que só as ouvi uma vez há muiiitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Mas essas senhoras eram excelentes, que competência na resposta...
    ~CC~

    ResponderEliminar