quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Da tristeza que advém da polenta


«Estou triste porque passei o dia todo a contemplar pratos de polenta. Têm um aspecto tão monótono. Em tempos de jejum, não basta que um prato tenha uma aparência tristonha; também o gosto deve provocar tristeza. E que combinação é mais triste à vista e ao gosto do que a polenta de véspera, servida fria, sem adição de quaisquer outros temperos?» 

8 comentários:

  1. Boa tarde. Gostei das suas palavras, bem com, da imagem. :)

    Bjos
    Boa Quinta-Feira

    Visite-nos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Larissa.
      As palavras não são minhas, mas sim do verdadeiro dono da imagem - Da Vinci.

      Eliminar
  2. Olho para ele e só me ocorre o que faria com o seu valor recordista... mas também me faz questionar qual será o limite, pois não acredito que tenha sido atingido... o que faz com que algo produzido por um homem (ou mulher, não está aqui em causa) possa valer tanto dinheiro?

    ResponderEliminar
  3. Tristinho e revoltado ficaria Leonardo, se soubesse que num tempo em que se tem de tragar 'polenta estragada', alguém havia despendido a vergonhosa importância de 380 milhões de euros, por um seu "Salvador..." Ó mundo cão!!

    ResponderEliminar
  4. Man With a Chair,
    :)*

    Janita,
    wrong, i'd rather say: sendo, de facto, um cientista (/investigador/etc.), aproveitou o mecenato para pintar quando, de facto, investia os recursos pessoais (cérebro, tempo,...) para muitos outros projectos. Basta ver os esboços que sobreviveram e tanto falam (são, de tudo o que fez, a minha colecção de arte preferida). A porra da última ceia, um fresco encomendado para um refeitório beneditino, por exemplo, terá demorado uns 3/4 anos a atingir o seu termo, com os monges furibundos e muito dinheiro avançado, nos entretantos... (um ex., entre tantos :)

    - grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra...ou devo dizer: Impontual? :)

      Tudo o que me disse não invalida a minha opinião, que, afinal, não foi especificamente sobre nada, a não ser a importância exorbitante gasta num quadro, numa época em que meio-mundo morre de fome. Logo um quadro que já andou pla rua da amargura...E, claro, da Vinci foi muito mais do que um grande pintor...isso até eu sabia, sabia?...

      :)

      Eliminar
  5. 300 milhões de dólares, mais ou menos o mesmo valor ei euros. Pura loucura, na minha opinião. Se calhar o seu autor viveu, não digo na miséria, mas muito longe da riqueza.
    .
    Deixo cumprimentos.
    .

    ResponderEliminar
  6. Caro senhor Impontual, admito sem vergonha alguma as minhas fragilidades e ignorâncias e, sendo assim, tive que pesquisar para saber o que é polenta, pratos de polenta, não gostei nadica de nada do aspecto daquilo.

    Se me fosse dada a oportunidade, gostaria de convidar Da Vinci para um café, sem açúcar evidentemente, só para lhe perguntar a razão de pincelar dedos cruzados no seu quadro.

    Tenha um bom sábado, se possível na companhia de um peixinho assado no forno, acompanhado de batata doce de cor amarela e um vinho tinto da zona do Alentejo :)

    ResponderEliminar