sexta-feira, 7 de junho de 2019

Feira do Livro

Aproximo-me do stand. A rapariga que está de pé atrás do balcão, folheia um livro, não se apercebe da minha aproximação. Observo-a sem que ela dê por mim. Gosto desta atitude das mulheres que viram distraidamente as páginas de um livro, que têm aquele ar falsamente concentrado, ausente do mundo, que tresvariam mais do que lêem, que vagueiam por onde nenhum homem está em condições de se lhes juntar, que são belas porque não estão arranjadas, que têm encanto porque não procuram seduzir, que são indefesas porque são desatentas.
No balcão ao lado, uma mulher - que me parece ser a gerente do stand, da editora - tenta atrair-me com o olhar. Só com o olhar. Os seus lábios mantém-se ostensivamente selados. Também se os entreabrisse, dar-se-ia pela peçonha nas suas comissuras. Detenho-me sobre o seu fácies estriado de rugas, o carrapito cinzento, a sua pele quase transparente onde finas veias azuis desenham formas monstruosas. Estou certo de que aquele ar de malvadez não veio com a idade, que tudo já lá estava no começo, que os anos mais não fizeram do que acentuar este traço do seu carácter. Ao lado dela, a tez fresca e rosada da rapariga acorda subitamente: "ai desculpe estava aqui a deitar os olhos sobre o "Eu Confesso" do Jaume Cabré. Já leu? Olhe que está barato". Não li, mas vou ler - retorqui.

7 comentários:

  1. E comprou o Cabré - ainda não li nada dele - ou outros autores quaisquer, Impontual?

    Pelo teor desta croniqueta, parece que foi à Feira do Livro para analisar o perfil das mulheres que estavam atrás do balcão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Olhe, Impontual, já fui e já vim, e para quê?!

      tanto lero lero, tanta feira do livro, tanta croniqueta, tanto blogspot, e para quê?
      "para analisar o perfil das mulheres que estavam atrás do balcão..."??!

      OH

      Eliminar
  2. Só por causa das coisas, desta vez quem ri do comentário da alfa17 sou eu.
    Mas não pense que é um risinho qualquer, não. Já ri tanto, mas tanto, que choro de tanto rir. Verdade, verdadinha. Caiu-me mesmo no goto a frase do lero lero...:)))

    ResponderEliminar
  3. É isto (e certamente outras vertentes) que o ilustre amigo tem que eu gosto. Vê bem, ou imagina melhor. Adoro a precisão inglesa da descrição, com a dose certa de adjetivação. Perfeito, perfeito, meu caro.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por reparares em quem está do outro lado!!!

    ResponderEliminar
  5. Gosto de livros mas ainda mais de pessoas, razão pela qual já fui à feira do livro e nada comprei mas fartei-me de ver. Gosto também de homens assim, iguais ao modo como descreve a rapariga...e sou indiferente aos ostensivamente sedutores.
    ~CC~

    ResponderEliminar