terça-feira, 18 de agosto de 2020

Um homem...

... que é um vigoroso animal insatisfeito, que pressente que a consciência dos outros homens está adormecida, reclusa numa passividade que não lhes permite, de momento, intentar ideias claras sobre a sua própria singularidade e identidade. Um homem que sabe que todo o ser humano é uma criatura única, irrepetivel e preciosa, com crescente predisposição para o espanto, mas que, todavia, nem sequer resolve a sua própria individualidade, vai agora atentar na insidiosa escalada populista que floresce a céu aberto... é um homem perigoso. Não é? 

12 comentários:

  1. Perigoso?...Não!
    É um homem perfeitamente normal, igual a todos os homens.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei baralhada na “escalada populista”.... a que se referirá o estimado impontual?!?
    todo o ser humano tem o seu potencial de perigoso (a par da predisposição para o espanto), cabe a cada um saber que sementes faz germinar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Boop.
      referia-me a isto:
      é um homem perigoso

      Que era para onde direccionava o link do texto.
      Todo o homem tem o seu lado perigoso. Uns mais insidiosos que outros, é certo.

      Eliminar
    2. Ah!!!
      Tem um link!
      (Estou a ver no telemóvel, há coisas que não ficam tão óbvias!)
      Vou ver!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Boa tarde Janita, Bea.
      Podemos então depreender que o que se passa nomeadamente nos EUA, no Brasil entre outros e que começa a ter expressão também cá em Portugal não encerra em si qualquer perigo, qualquer preocupação? É isso?

      Eliminar
    2. Sorry. Supus que o negrito era apenas o negrito normal e não um link.
      É um homem inquietante, sim. Mas quem me inquieta verdadeiramente não é ele, mas todos os que o seguem. Todos que são cada vez mais. O bicho selvagem que dorme no fundo de cada homem é que me espanta.

      Eliminar
  4. Dá-se demasiado tempo de antena ao vazio de pessoas que de anónimas passam a ser potenciais seres perigosos.
    Esta comunicação social enoja-me, fico-me por aqui.
    Tarde boa, Impontual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar outra vez com a Estimada Perséfone.
      (nem me reconheço!)

      Eliminar
  5. Um homem que pensa que apenas a sua consciência está desperta...e que todos os outros andam adormecidos, torna-o fraco. Inflamado na escalada do populismo dá-lhe um ar vitorioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ventura o facto de a consciência dos outros homens estar adormecida faz dele um homem perigo.

      Boa tarde, MZ. Obrigado por ter vindo.

      Eliminar