terça-feira, 22 de setembro de 2020

Outono

Os dias sucederam-se tão rapidamente de um equinócio ao outro. Já nada é novo, já nada no novo mundo é novo. Amanhã, não é uma palavra urgente. Talvez seja uma amostra compassiva de esperança. Outro tempo, outra estrada, outra água. Sol branco, lua triste, noite onde talvez os deuses se encontrem. Tudo embate, reflui ou tomba como matéria retalhada. Não são dias de começo, mas sim dias terminais. Envolvidas no buliçoso silêncio imposto, as pessoas existem sem perceber que permanecem no hoje. Ainda há jacarandás, choupos e oliveiras; claro que há. Não há é amanhã. O amanhã não é visível, tacteável. O amanhã encheu-se das pessoas e as pessoas encheram-se do amanhã. Cheios de uma eterna insuficiência. Digladiaram-se toda a vida, talharam-se de uma só dor.

13 comentários:

  1. E assim se traduz o movimento depressivo em poesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Boop. :)
      Não acha que o Outono se apresentou sem alma?

      Eliminar
    2. Impontual,
      ...as almas andam todas entorpecidas...

      Eliminar
    3. Boop, permita-me citar Pina, um poeta que tanto podia ser meu amigo como meu pai.
      "Reparaste como o Outono este ano veio por outro lado. Como se fosse pelo lado de dentro.

      Eliminar
    4. “Esse” Outono só é outono porque vem de dentro.

      Eliminar
  2. Virá de novo a Primavera, Impontual!
    Quiçá com um amanhã mais esperançoso.
    Bonito momento 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra!

      Permita-me citar o poeta.
      "Quando vier a Primavera/se eu já estiver morto/as flores florirão da mesma maneira"

      A Primavera não precisa de nós. :)

      Eliminar
  3. O Outono continua a ser igual a tantos outros e aparece sempre no mesmo dia, o que muda é o estado de espírito de quem o sente, não será assim Impontual?!
    Noite serena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Sentir é muito mais que cumprir o calendário. :)

      Eliminar
  4. ora, Impontual, a natureza inteira não precisa de nós. É mais o inverso e mais do que o inverso porque não a precisamos apenas a ela.
    Desejo-lhe um bom Outono dentro do que se pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E... dentro do que se pode... deixemos o universo conspirar.

      Bom dia, bea.

      Eliminar
  5. Verdade, tão verdade...enviaram-me a agenda familiar para os próximos três meses e marcar os fds em que serei eu a cuidar da minha mãe e não consegui marcar, fiquei a olhar para aquilo incapaz de pensar futuro...
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, CC.
      "Andra tutto bene".

      (com todas as incongruências adstritas)

      Eliminar