quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Assobiando Hard Rains Gonna Fall

16 comentários:

  1. Now where have you been my blue eyed son,
    And where have you been my darling young one...

    (ouvi dizer que o tipo lá de Vilar de Perdizes vai ganhar o Nobel da Medicina para o ano que vem por introdução de terapêuticas alternativas à medicina convencional em Portugal)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I've stumbled on the side of twelve misty mountains
      I've walked and I've crawled on six crooked highways

      ...
      It's a hard rain's a-gonna fall.

      Não percebo porque é que Dylan não podia ganhar o Nobel da literatura!
      E se fosse Cohen?

      Eliminar
    2. Ou Cave...
      Acho que as pessoas que se indignam com esta atribuição confundem um bocado produção literária com produção musical, os suecos separaram-nas e daí o prémio, que no meu ponto de vista foi muito bem atribuído, até porque acho que Dylan escreve melhor do que compõe.

      Eliminar
    3. De acordo. E... melhor do que canta.
      Porém, as pedras rolam e continuam a rolar, e isso é que é a verdadeira criação de expressão literária e poética.

      Eliminar
    4. Porque a importância das palavras de Dylan está entretecida com a sua música.
      Porque há autores maiores que Dylan nas letras que não têm este tipo de reconhecimento, enquanto que ele já o teve, quer no reconhecimento dos seus pares (que não são escritores) quer pela própria industria que lhe suportou a carreira!

      Porque não o Ary dos Santos, então? A poesia do Ary não fica nada a dever ao Dylan, ao Cohen e ao Cave...

      Porque não ao Kurt Cobain? Eu não gosto nem nunca gostei de Nirvana, mas ele foi tanto a voz daquela geração quanto o Dylan o foi da dele, e a justificação dada pela academia também se aplica...

      :)

      Eliminar
    5. Com certeza que sim, Gil. Da mesma forma pergunto porque Saramago e não António Lobo Antunes ou tantos outros escritores igualmente merecedores? Nunca há nem nunca haverá consenso na escolha de um galardoado de um prémio anual, se esse mesmo prémio fosse atribuído semanalmente, se calhar, já haveria muito mais gente satisfeita.
      Hoje foi Dylan, quem sabe amanhã será Cohen (troço por isso) ou até o ansiante Lobo Antunes.
      E tu, homem da música, comparares Kurt Cobain com Dylan... nada contra o Kurt, mas a sua carreira foi idêntica à daqueles hits momentâneos que têm uma pujança enorme durante um pequeno período de tempo, mas depois desaparecem deixando saudosismo apenas naqueles que vivenciaram a sua existência, marcou uma única geração. Se eu falar ao meu pai de Kurt Cobain/Nirvana ele não saberá do que estou a falar, se perguntar ao meu filho sobre Dylan, vai-me dizer que ouviu uma música dele na aula de Inglês ;)))

      Eliminar
    6. Não comparei. Só afirmei que a justificação da Academia também se poderia facilmente aplicar a ele!

      E, enquanto músico e autor, o Dylan teve muito mais impacto que aquele que conseguimos perceber hoje em dia! É dificil entendermos o que um gajo com uma guitarra acústica, uma harmónica e sem saber cantar conseguiu fazer...
      ...mas dai a um Nobel da Literatura vai um passo gigantesco! E embora conheça bem a história do Dylan (o meu irmão era fã dele, 18 anos mais velho que eu, e massacrou-me com aquilo, tipo tortura medieval mas em pior), o seu percurso músical e tudo aquilo que merecidamente conseguiu, discordo completamente que aquilo que ele escreveu justifique um Nobel da Literatura!

      Mas o problema não é, claro, o Bob...
      ...são os gajos que tomaram a decisão!

      Em relação ao Bob faço uma vénia e preto-lhe as minhas homenagens e dou-lhe o meu respeito...

      ...enquanto músico!

      :)

      Eliminar
    7. Lê Bob Dylan, abstrai-te da guitarra, da harmónica e da voz, lê. Vê que não estou a dizer para passares os olhos, e também não me venhas dizer que já conheces o "Mr. Tambourine Man" ou o "Blowin in the wind", vai lá atrás, aos primeiros álbuns e lê.
      Faço-te agora a pergunta ao contrário, se calha a poesia de Pessoa ter sido toda musicada e editada em discos, desapareceria a magia das suas palavras, ou seria enriquecida? ;)))

      Eliminar
    8. Eu conheço as letras. Tenho os Álbuns em casa!
      Se são excelentes? São!
      Merecem um Nobel da literatura?
      Não!

      Mas isto, claro é uma opinião minha! E as opiniões não mudam o facto! Só acho triste este baixar da fasquia com que somos confrontados dia após dia! O Bob é só mais um caso, que nem sequer é grave! Talvez chato para quem recebeu um Nobel da literatura e ficou agora a pensar no que lhe vai fazer, ou como é que o pode ocultar no currículo, mas fora isso...

      :)

      Eliminar
    9. Mas porquê?! Quais são os cânones literários (se é que existem ou podem ser definidos) que um escritor tem de ter para ser merecedor de um Nobel? É isto que ainda não consegui saber nesta celeuma toda! Svetlana Alexijevich tem-nos?! É que não me recordo desta polémicazinha no ano passado quando lhe foi atribuído o Nobel? Sabes porquê? Porque ninguém a conhecia e continuam sem conhecer! O mesmo se passa com Dylan, só neste caso, as pessoas pensam que conhecem...

      Eliminar
    10. Como te disse é a minha opinião pessoal, baseada no que conheço da obra dele que não é tão pequena quanto isso.
      Se os outros o mereceram...
      ...não faço ideia! Só posso pronunciar-me acerca do que conheço e para te dar uma opinião teria de os ler!
      Quanto aos critérios:

      Among the five prizes provided for in Alfred Nobel's will (1895), one was intended for the person who, in the literary field, had produced "the most outstanding work in an ideal direction". The Laureate should be determined by "the Academy in Stockholm", which was specified by the statutes of the Nobel Foundation to mean the Swedish Academy. These statutes defined literature as "not only best-Selelrs, but also other writings which, by virtue of their form and style, possess literary value". At the same time, the restriction to works presented "during the preceding year" was softened: "older works" could be considered "if their significance has not become apparent until recently". It was also stated that candidates must be nominated in writing by those entitled to do so before 1 February each year

      Agora podes sempre avaliar se as letras de "Fallen Angels" merecem o Nobel ou se o trabalho anterior dele só se tornou relevante no último ano...

      Já agora, o próprio, nem comenta, nem sequer ainda aceitou o telefonema da academia de Estocolmo!

      :)

      Eliminar
    11. Claro que sim, contrapõe-se à minha opinião, mas não deixam ambas de ser pessoais, e ainda bem que assim é, senão não estaríamos aqui a assoberbar a caixa de comentários do Impontual, a quem peço já desculpas :P
      "the most outstanding work in na ideal direction", penso que diz tudo e não se refere apenas ao trabalho no "Fallen Angels" ou a algum outro menos conseguido, refere-se ao trabalho de uma vida inteira de produção literária, tendo por fundo um ideal qualquer, foi por isso também que Churchill político e historiador foi galardoado com o mesmo prémio, qual o valor literário dos livros de cariz histórico? Para mim, valem tanto, quanto todos os romances de Neruda, Hemingway, Faulkner, Saramago, Llosa, só para citar os mais conhecidos e tantos outros poetas e romancistas, por terem tido um contributo relevante para história da Humanidade. As letras de intervenção devem ter tido um peso enorme na decisão, mas lá está, é a minha opinião, nada mais :))))
      Quanto ao próprio ainda não ter comentado, provavelmente ainda não recuperou do mesmo espanto que assolou toda a gente minimamente interessada nestas matérias, na qual eu me incluo, evidentemente. Simplesmente, e depois da surpresa, consegui aceitar como merecido pela forma como vejo e me foi ensinada a olhar a Literatura. :))))

      Eliminar
    12. LOL

      Conhecendo o Bob Dylan usaria as palavras que alguém usou (não faço ideia de quem) e diria que o mesmo Dylan que foi laureado seria o primeiro a recusá-lo!
      Mas ele agora está mais velho e fofinho, por isso veremos! LOL

      Quanto aos critérios, reparaste na parte que dizia que o prémio se deve referir a obras do ultimo ano ou que, a considerar obras anteriores, deveria ser apenas porque o seu significado só se tornou aparente à posteriori?

      Bem, a obra do Dylan é relevante há 54 anos. O seu significado não se tornou aparente recentemente depois de ter estado obscurecido por anos e anos! Antes pelo contrário, foi celebrada, oscarizada, grammyzada...

      Enfim, ele que leve a medalha para casa, que eu continuo a cuidar dos vinis que herdei com o nome dele na capa e vou continuar a rir-me e a comer bolachas acerca do assunto...

      Mas gostei da troca de opiniões :)

      (Impontual, desculpa lá o abuso...)

      :)

      Eliminar
    13. Deixa-me só refutar a parte dos critérios citando um grande pensador da nossa atualidade, Jorge Máximo, sabes como é, "as leis (neste caso, as regras) são como as meninas virgens, são para ser...(enfim)" ;))))
      Cá beijinhos, Gil e Impontual :))))

      Eliminar
  2. Esses dois, aí de cima, são dois dos meus escritores preferidos; ainda assim gostei da irreverência, da surpresa de não ser nenhum dos dois, para um terceiro, do qual conheço a voz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, ando a apostar tudo em Kundera há anos. Este ano ganhei Dylan.

      Eliminar