sexta-feira, 20 de maio de 2022

A costureira triste

Pude finalmente encontra-la. Vejo-a agora, pela primeira vez, depois da sua triste desaparição. Estava sozinha na sala quando entrei; reconhecendo-me, fez um movimento involuntário, como para se levantar, como que para se pôr em fuga, depois ficou imóvel, e o seu rosto pareceu cobrir-se, repentinamente, com um véu de púrpura inflamada. Foi contagioso, porque eu também senti que corava até à raiz dos cabelos.

-- Como vai, Senhor Impontual? Vem por causa do fraque? - exclamou, estendendo-me a mão.
Pronunciou estas simples palavras com um tom de voz tão suave, tão tímido -- e tão terno! --, que senti vontade de cair de joelhos diante dela.
Respondi friamente que sim, embora não tenha sido esse o motivo que me levou até ela.

Olhou para mim dolorosamente, depois baixou os seus grandes olhos com ar resignado e continuou a trabalhar na Bernina.

5 comentários:

  1. Também sinto muitas saudades dela e das suas 'sombras'...

    ResponderEliminar
  2. (abesbílica, foi assim o meu estado, quando a achei :)

    ResponderEliminar
  3. Essa costureira triste é a costureirinha da Sé, Sr. Impontual?
    Sim, porque eu não sou... Costuro em máquinas de costura, Singer.

    Como vai, Sr. Impontual?
    ( Se acaso vir por aí Mr. Pipoco diga-lhe sff que tenho saudades suas(dele) )

    ResponderEliminar
  4. P.S. - Chateia-me, solenemente, quando não respondes a algumas perguntas, Man With a Chair, ao que é importante, mesmo sabendo que a importância dos subjects é relativa, e sei que não é, tu sabes - mesmo não sabendo eu quem tu és - e não deveria ser. Shall us all start, keep an erotic speech in order that the others keep listening to us? i guess not. See, i can answer... :) but i confess, i must, doubts are, mostly, what i have.

    ResponderEliminar
  5. Belo instantâneo, Sr Impontual. Ainda bem que ela ficou. Talvez tenha reparado no seu corar, o que ainda a fez corar mais, aquecendo e colorindo o momento. Talvez tenha ficado menos triste.

    ResponderEliminar