terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Masterchef

Anda tudo a comer só pratos finos. Requinte. Sabores. Texturas. Outras culturas. Diferença, dizem-me. Tudo certo, penso eu contrariado. O problema é quando nos convidam gentilmente para almoçar. Acabaram-se as pataniscas de bacalhau com arroz de feijão vermelho, acabou-se o polvo à lagareiro com batatas a murro, acabaram-se as postas de vitela barrosã. Agora é só coisas ao vapor, temperos com cardamomo do Malabar, molhos de mostarda Dijon, reduções manhosas de vinho Bordeaux, saladas de rebentos de soja, peito de frango desfiado com creme de ricota e outros manjares esquisitos regados com água de nascente à temperatura certa. Nunca se sabe o que vem para a mesa!

12 comentários:

  1. Impontual, bom bom, é teres sempre à mão uma lista de casas com comida verdadeira e dizeres, assim como quem não quer a coisa, e se fossemos ali ao "Chico da Vaca"?
    Vai pelo que te digo...
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é o que faço sempre quando estou na minha "zona de conforto". O pior, Isabel, é quando somos gentilmente convidados/intimados ao abrigo de obrigações que falam mais alto. :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. ehehehh eu cá levaria delicadamente a minha lancheira com dobradinha com feijão branco

      :=))

      Eliminar
  2. Mas uma coisa não invalida a outra, Impontual. Eu, por exemplo, gosto muito de cozido à portuguesa, no entanto costumo cozinhar cá em casa, há já muitos anos, o peixe cozido e os brócolos numa panela a vapor. E ó se a comida fica muito mais saborosa. É mais rápido e tudo.

    Não acho que sejam pratos ditos "finos", acho que isto de experimentar novos sabores, comida diferente, também nos faz bem à alma. Eu cá gosto e muito.

    Não será que até no que toca à gastronomia somos ainda um bocadinho conservadores? É como usar a faca do peixe, as pessoas têm um medo da faca do peixe... :))))

    Boa noite, Impontual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozido à portuguesa, MM?
      Claro que uma coisa não invalida a outra. :)

      Boa noite

      Eliminar
    2. Sim, cozido à portuguesa que a minha mãe fazia de quando em vez, divinamente...

      Eliminar
    3. Também sei de uma mãe que o faz divinamente. e um dos meu pratos favoritos. :)

      Eliminar
  3. Arroz de feijão vermelho e grelos com bolinhos de bacalhau, serve? ;)

    Boa noite, Impontual :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda não me habituei, à nova cozinha... onde uma travessa nos aparece à frente vazia... com um zig-zag e dois salpicos... e nos dizem que é um pratinho gourmet... ou coisa que valha...
    Eu ainda sou do tempo em que via comida num prato... simplesmente ignoro estas frescuras actuais ... onde um prato é construído com um pinça... e nos servem uma folha de alface, com uma raspa de qualquer coisa, e uma amostra de algo, que desaparece numa dentada, que suponho ser comida... ou um resto de alguma lata de pedigree pal... e que depois tem preços... que parecem números de telefone...
    Já sei... vê-se logo que sou uma pessoa que não tem maneiras à mesa, nem paciência... para estas finuras... :-D
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Ana Freire, tirou-me as palavras da boca. Ou antes, do prato!

    ResponderEliminar