segunda-feira, 20 de maio de 2019

Vulpes pilum mutat, non mores

Enquanto lhe digo as coisas, os seus olhos franzem-se ligeiramente. O resto da sua cara permanece absolutamente impassível. Ela tem a forma oval dos vasos sagrados. Esta impassibilidade é para significar que não tem nada a acrescentar, que o que acaba de ser enunciado não tem nenhuma necessidade de ser confirmado. Esquadrinho a estranha imobilidade dos seus traços, a cera da sua máscara. Impressiona-me tanto auto-domínio, tanta discrição. Manteve as mãos entrelaçadas sobre os joelhos cruzados, exibindo uma elegância que já não se usa. Encoraja-me com a sua simples presença muda, mas não tenho mais nada para lhe dizer.

2 comentários:

  1. O Impontual fez-me lembrar Pessoa e o seu contrário. :)

    "A única realidade para mim são as minhas sensações. Eu sou uma sensação minha. Portanto nem da minha própria existência estou certo. Posso está-lo apenas daquelas sensações a que eu chamo minhas."

    Impressionou-o o seu auto-controlo, mas não acredita que seja sincero.
    Afinal onde está a inata matreirice ? Na mulher, ou em quem dela desconfia?

    Boa semana, Impontual.

    ResponderEliminar
  2. Não querem lá ver que o nosso homem andou pelo Museu de Cera Madame Tussauds, e eu voltei a cair que nem uma patinha?

    https://www.vaipradisney.com/blog/wp-content/uploads/2015/07/Madame-Tussauds_14-560x315.jpg

    Francamente, Impontual...:(
    Já podia ter dito!! :)

    ResponderEliminar