segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Palomar

"Sfortunatamente, le donne usano il sesso per ottenere l'amore."
Os italianos quando falam gostam muito de introduzir citações para alavancar a sua oratória.
O Senhor Impontual está de novo em Treviso e acaba de ouvir numa conferência sobre conservação e restauro do património arquitectónico a utilização destas palavras em tempos saídas da boca de uma das mais belas e elegantes mulheres do mundo, se não a mais bela. E questionou-se: a que propósito? o que está aqui a fazer a Theron?

Mas a beleza é uma história que se inventa. Isso não existe. O Senhor Impontual, por exemplo, é um ser medíocre, desses que não se distinguem no meio da multidão, desses que não atraem a atenção. O que aliás não é grave, e o Senhor Impontual, acomodou-se.
O Senhor Impontual jamais deteve as mulheres bonitas. Nunca foi a favor do movimento do mundo contra o poder das mulheres bonitas. Viu o perigo que trazem com elas, a ameaça que por vezes representam. Aprendeu que estão aptas a devastar tudo à sua passagem se não as travarem. Deve perdoar-se-lhes, sem dúvida, porque não sabem o que fazem. Enfim, nem sempre. Na realidade, não possuem uma ideia precisa da sua força. Se avaliam, muitas vezes com grande rigor, o seu poder de sedução, a sua habilidade para levarem os homens a ceder, se conseguem chegar a um conhecimento intimo dos seus trunfos, das suas armas, não medem inteiramente aquilo que são capazes, os danos que são susceptíveis de causar. É esta última ignorância que as salva, evidentemente. Porque, no fim, é impossível querer-lhes verdadeiramente mal. Como se, nos desastres, lhes fosse reconhecido o beneficio da irresponsabilidade.

Posto isto, o Senhor Impontual saiu da conferência absolutamente convencido de que o aspecto principal da preservação de um edifício é a sua história e não a sua beleza. Nem que para se atingir tal desiderato seja preciso ficar quieto.

7 comentários:

  1. acho que o Senhor Impontual passou pelo meu blog :)

    ResponderEliminar
  2. Então, mas ambos não podem andar de mãos dadas...fiquei confusa
    Olympo regnator oscula :)

    ResponderEliminar
  3. mulheres bonitas são cada vez mais relativas.

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta: Se a beleza não existe, porque razão refere o Senhor Impontual a beleza da Charlize Theron e não a sua inteligência, por ex.?

    Uma afirmação: O Senhor Impontual não é, de todo, um ser medíocre. Reconhece-lo-ia no meio de uma multidão; apenas pelo seu olhar perscrutador, posto em todas as mulheres que com ele se cruzavam, quais monumentos a precisar, ou não, de restauro...:)

    ResponderEliminar
  5. O que é uma mulher bonita, senhor Impontual?
    Também pertence àquele grupo de homens que perante uma mulher feia dizem que não existem mulheres feias mas mulheres desleixadas?
    Se um edifício fosse uma mulher bonita, que edifício seria esse?

    Tenha então um óptimo dia, senhor Impontual.

    ResponderEliminar
  6. Nós aqui e o Impontual tem que ir a Itália para perceber isso...

    ResponderEliminar