terça-feira, 16 de março de 2021

Ao postigo

Às vezes penso que talvez devesse deixar de escrever. Mas as palavras continuam tão intactas. Trato-as com o cuidado ganho pelo tempo, da mesma maneira que trato as pessoas que me são próximas, familiar com os seus caprichos e vicios, os seus sonhos e desilusões. Como quando olhamos um retrato e este ganha vida, levanta o sobrolho e inquire: - Sim?  
E, a medo, respondemos "não", como se as palavras se tornassem um eco das primeiras palavras, as certas. E respondemos "não" como última manifestação de liberdade.
A verdade é que se escrevesse para os outros, deleitar-me-ia a descrever tudo o que não sinto necessidade de descrever para mim. Recorreria a uma enorme paleta de cores cruas e insólitas. Escreveria com uma bonita caligrafia sobre o céu e uma sensação de azul liquido incitaria a minha mão. As palavras alinhar-se-iam, crispadas, incapazes de circunscreverem esta sensação azul que me dilata o coração. E com a mesma caneta, a caneta da ilusão, descreveria as colinas...as montanhas arrasadas e as florestas transformadas em flores, as plataformas de pedra e a brancura das ondas desvastando o areal saibroso.

__ e o sol lá em cima.

6 comentários:

  1. Gosto tanto de o ler quando escreve assim, com o coração, Impontual. Tanto...
    Escreva ao postigo e vá espalhando as suas palavras ao vento, para que elas ganhem asas e venham aninhar-se no nosso coração também.

    ___e a Lua mirando tudo lá em cima.

    Boa noite, Impontual.

    ResponderEliminar
  2. Se os leitores se sentem bem neste belo postigo, porque desdenhar dele?

    Boa noite, caro Impontual 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Caríssima Maria Eu.
      Obrigado por continuar a vir ao postigo tomar um cafezinho de palavras desordenadas.

      Eliminar
  3. Talvez devesse começar essa prosa para outrem, a amostra promete. Mesmo ao postigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Bea.
      A verdade é que a prosa, tome a direcção que tomar, nunca é nossa.

      Saúde.

      Eliminar