quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Maiores e vacinados

Sempre atrás das redes hertzianas, ligados por cabo, satélite e fibra óptica, quais atendedores automáticos de chamadas, mentes miserandas de sinapses de fraca carga, recolhendo os versículos do quotidiano onde o licencioso se mistura com a pequena luxuria e os tráficos de toda a espécie, uma pobreza sem bandeira, um submundo perdido dos lugares de fronteira, a cavalo entre o passado comezinho e o presente mesquinho. 
Que puto de país! Que puta de gente! Era os alemães enviarem também a Gestapo.

10 comentários:

  1. São tantos os "doutores", e tantas as opiniões...
    Sem lerem, sem se informarem, sem sabedoria nem bom senso.
    Não tenho paciência!

    ResponderEliminar
  2. Caramba Impontual, a Gestapo não:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. C'mon, Man With a Chair, essa não será exactamente - ou, diria, na totalidade do que escreveste - a tua percepção :)
    Tenho um primo alemão que é das pessoas mais sensatas, tranquilas, pacíficas, que já conheci. Costumo dizer, aliás, que a minha prima (são casados) é mais alemã (naquele sentido imediato, mas também perigoso, que é uso aplicar aos alemães).

    Tive (tenho, na verdade, é a minha melhor amiga, e terei 2/3) uma colega que estudou na faculdade a cultura alemã, mas principalmente a sua História. Um dia percebeu que há, em taaaaaaaaaaaaaantos alemães, mas tantos, uma culpa enorme... dos alemães ignorantes não falaremos, sequer dos que escamotearam, omitiram aquele período terrível que ninguém conseguirá ultrapassar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra, a minha percepção é que somos um país de chico-espertismo, que talha com seu machado as tábuas do seu caixão. Sobre os alemães e sobre a Alemanha, não disse nada.

      Eliminar
  4. Hum.
    Ok, os portugueses e tantos outros, mas isso basta-me paranão crucificar Portugal ou qq outro país.Cheguei há dias da Suiça e, francamente (visitei dois cantões, de entre os 20 e tal (?) que existem, um, alemão, o outro, francês. Impressionante como só existe empatia com os portugueses, os paquistaneses, os italianos, os, os, os, os.....

    De resto, não foram também os portugueses, que rica confederação helvética seria aquela, tão chico-esperta, que talha com o seu machado as tábuas do caixão supostamente (só...) dos seus imigrantes?

    Falaste, sim, dos alemães. Os alemães também são a Alemanha..........como o são os restantes residentes (e não só), como o são os povos que vieram para PT, e que os portugueses, em regra, tratam tão mal, até mesmo os nados em terras lusas.

    ______________
    (anyway, eu percebi onde querias chegar, mas na minha leitura ficou algo mais, retive algo mais, ainda que o não quisesses sequer escrever/ter pensado em entrelinhas; tenho dias de um destemperamento assaz apimentado, sorry :)

    Aperto de mão, vai um? Caloroso? :D

    ResponderEliminar
  5. Dantes, maiores e vacinados significava pessoas capazes de raciocínio autónomo, gente de juízo.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto dos lusos. Mesmo na aldrabice e no chico-espertismo. Adoro lusos.

    ResponderEliminar