Numa sociedade onde há pouco mais de setenta anos o pangermanismo deu origem ao movimento nacionalista, ao racismo cientifico, ao darwinismo social e ao anti-semitismo que viria a redundar no mais abjecto momento da história da humanidade: que foi o mais amplo genocídio em massa contra vários grupos étnicos, políticos e sociais a que a Europa e o Mundo alguma vez assistiram - recordo.
E recorda muitíssimo bem, Impontual.
ResponderEliminarEmbora me pareça que, nesse caso, tenha havido uma onda, devastadora, diferente da actual.Obra de um louco varrido, cruel e desumano, a que outros se juntaram.
Quero acreditar que a tal tentativa de 'purificação da raça' não irá acontecer. Mas, que a Europa estremece, lá isso é verdade...
Ainda há loucos à solta!!
Diz bem, Janita:"a Europa estremece". E isso só por si...
EliminarO mundo está a alterar os seus frágeis equilíbrios (que são sempre temporários), está a inclinar-se, daqui a nada algo vai derramar. Espero que só tenha de se derramar o suficiente ( e apenas o suficiente) para ser um sinal inequívoco de todos temos de tomar juízo, e que isso nos faça, nos force, a ganhá-lo.
ResponderEliminarLentamente, mais um chega lá. A minha esperança ainda está naqueles que recordam e não reescrevem a história -
ResponderEliminarque tenham a força suficiente para calar estas vozes. Para que não se repita.